Planejamento, Execução e Pós-Obra – 3 Etapas Essenciais da Obra
Além de garantir a satisfação do cliente e do profissional, uma obra bem planejada confere qualidade no seu processo e se encerra com grande valor agregado, visto que o projeto foi concretizado com sucesso, atendendo a todos os critérios.
Uma obra civil contém muitas etapas envolvendo profissionais de diversas áreas, cada passo depende do outro, de modo que para que o empreendimento avance, é preciso gerenciar integralmente todas as etapas, o que pode parecer difícil devido ao grande número de pessoas e trabalhos envolvidos.
1- Planejamento da obra
Momento em que o profissional dedica seus esforços a elaboração de tudo que deve ser feito antes da obra.
Estudo de Viabilidade
A primeira fase, antes de se pensar de fato em construir, é preciso analisar a possibilidade da construção, através dos estudos que comprovem:
- viabilidade do terreno
- adequabilidade do empreendimento
- confirmação dos custos necessários
- estimativa de lucros
Para a elaboração destes estudos, são levados em consideração tanto características do terreno e do meio ambiente, quanto as leis que regem a localidade. Através desses resultados, é possível obter a confirmação da viabilidade de acordo com os parâmetros requisitados.
Anteprojeto Arquitetônico
Passado pelos estudos iniciais, é preciso partir para o desenvolvimento do anteprojeto arquitetônico, com base no estudo de viabilidade técnico financeiro, para que seja possível proceder com as aprovações na prefeitura local (Projeto Legal), e no Projeto Preventivo de Incêndio (Corpo de Bombeiros Militares ou Voluntários).
A prefeitura local também pode exigir licenças adicionais, como:
- Alvará de terraplanagem
- Aprovação do Projeto Hidrossanitário (PROJ)
- Diretrizes Básicas
- Licenças Ambientais
- Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança
- Plano de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil
Tanto estes quanto demais exigências relacionadas a Construção civil e licenças ambientais podem ser resolvidos pela equipe de profissionais da Ambient, de modo a agilizar essa etapa de liberação.
Plataforma BIM para projetos
Obtendo a aprovação do projeto legal, é preciso seguir com os projetos de engenharia, pela plataforma BIM:
- Arquitetônico;
- Complementares;
Esses projetos também serão de grande importância para a elaboração dos orçamentos, onde serão levados em conta não apenas o custo dos materiais como também mão de obra, e outras despesas indiretas.
Orçamento e cronograma físico-financeiro
Acompanhado do orçamento detalhado, torna-se possível criar o cronograma de obras que, quando executado com responsabilidade e alinhado às características definidas previamente no orçamento, podem fazer total diferença na obra, elevando o grau de fidedignidade entre o que foi planejado e “como” e “quando” será feito.
Por que é tão importante fazer o orçamento e cronograma físico-financeiro?
Confira as vantagens:
- Estimativa exata de quanto será gasto na obra;
- Previsão do resultado/lucro do empreendimento;
- Ferramenta de auxílio na programação de gastos e planejamento de cada etapa da obra;
- Possibilita a redução de custos da obra;
- Fácil remanejo e controle de atraso das etapas, caso vier a acontecer.
A fase de planejamento consiste basicamente no gerenciando dos insumos da construção presentes no orçamento, seguindo rigorosamente a fim de se manter constante ao que foi determinado, evitando maiores custos e promovendo o avanço da obra.
2- Execução da obra
A execução da construção é iniciada obtendo-se êxito nas fases anteriores, e ainda é composta por atividades que integram o trabalho desenvolvido até o momento, e promove a conclusão do que foi planejado para o empreendimento.
Gestão Física
É importante que seja feito um registro de controle das atividades realizadas diariamente e mensalmente, para gerenciar prazos e fiscalizações. Esse registro, chamado de Gestão Física, por sua vez, contempla:
- Manejo do orçamento físico-financeiro;
- Compra de materiais e controle de gastos conforme previstos no orçamento;
- Fiscalização da mão de obra;
- Medição dos serviços executados;
- Diário de Obras;
- Execução dos projetos no prazo planejado, entre outros;
Conforme a obra for sendo executada, o profissional responsável mantém as planilhas de gerenciamento atualizadas, essa parte se torna muito mais fácil pois, seguindo o planejamento, todos os gastos e atividades foram previstos previamente. Enquanto isso, os novos registros servem para a manutenção da etapa de Pós-obra.
3- Pós-obra
Caracteriza-se pela concretização do empreendimento e entregas dos documentos que permitem a liberação do imóvel para habitação ou comércio, podendo variar de acordo com a finalidade do empreendimento.
Ambient fornece o serviço para elaboração dos documentos de vistoria da prefeitura (CCO), habite-se dos bombeiros, serviços de cartório, dentre outros.
Conclusão
Tanto o Planejamento quanto a Execução obtêm melhores resultados quando trabalham de forma integrada. Os resultados podem ser mais que recompensadores e superar as expectativas dos profissionais e clientes envolvidos. A imagem abaixo resume bem todas as etapas:
A Ambient possui todos os atributos para gerenciar uma obra do começo ao fim.
Saiba como podemos te ajudar a realizar seu empreendimento. Entre em contato conosco.
Escolhe uma área para ver os serviços: