Como uma boa gestão deve promover avanços na obra
A qualidade da construção acontece quando a obra é executada sem se desviar das exigências do projeto.
O profissional responsável por gerir a obra deve ter em mãos todas as informações referentes à construção, estando reunidas em três documentos principais: o projeto, o orçamento e o cronograma. Só assim, ele deverá dar início a execução da obra.
A execução da obra também é constituída por etapas, na qual algumas ferramentas podem facilitar, como também, promover o avanço da obra.
Separamos algumas das ferramentas que os profissionais de engenharia civil da Ambient utilizam no dia-a-dia para realizar o gerenciamento de obras. São eles:
Gestão física da obra
São acompanhamentos constantes inseridos na rotina do gestor de obra. O profissional visita a construção regularmente e visa monitorar o desempenho e as condições da mão de obra, assim como fiscalizar gastos de materiais e garantir o cumprimento das atividades descritas no cronograma.
É importante ressaltar que nenhuma obra está livre de imprevistos, contudo, uma boa gestão saberá como articular a situação para que nenhuma decisão seja tomada de modo equivocado. Inclusive, como acontece na maioria das vezes, os imprevistos são antecipados, isso porque o acompanhamento regular possibilita sua manifestação antes que se agravem.
Medição de obra
A medição de obra permite a mensuração dos avanços da obra, confrontando o que estava planejado e o que foi realizado. Tanto na parte de serviços quanto na utilização de materiais.
Com a medição constante, ao final da obra têm-se o compilado de todos os trabalhos para concretização do empreendimento. Dessa forma, torna-se possível realizar os cálculos pertinentes a finalização de obra
Diário de obra
O Diário de obra, por sua vez, serve de auxílio para interpretação dos dados levantados no documento de medição de obras. Aqui, o profissional deve detalhar tudo o que aconteceu na obra em determinado dia: quais equipes estavam presentes, se houve entrega de materiais, como estavam as condições climáticas, quais imprevistos surgiram e como foram solucionados.
Ele pode ser consultado para verificar a procedência das ações tomadas que levaram a alterações de custos ou datas dotadas durante a obra, pois contêm informações valiosas quanto às etapas de construção e suas variáveis envolvidas.
Gestão eficiente
Gestão eficiente é aquela que além de cumprir com o que foi estabelecido, promove uma edificação segura tanto estruturalmente quanto financeiramente, permitindo a prosperidade do empreendimento sem futuras preocupações.
Pós-obra
Nossa equipe não termina o serviço apenas na entrega da obra. Isso porquê os órgãos regionais solicitam que mais alguns documentos sejam entregues, são eles:
- Certidão de Conclusão de Obras (CCO) perante a Prefeitura;
- Habite-se Sanitário perante a Vigilância Sanitária;
- Habite-se perante os bombeiros, e dentre outros.
Sendo assim, entende-se que o pós-obra é a formalização de que a obra foi executada e finalizada.
O acompanhamento desses documentos é feito por um profissional capacitado que entende das normas e das legislações atuantes, pois são eles que garantem que a edificação, principalmente se for comercial, possa ser instituída.
O cliente também conta com a equipe da Ambient para realização dos serviços perante os Registros Imobiliários e os Cartórios, como por exemplo, a averbação da construção.
Fornecemos um serviço completo que atende a todos os trabalhos envolvidos na obra, desde seu planejamento até o pós-obra. Garantindo qualidade e respeito às normas vigentes durante todo o projeto.
Entre em contato e saiba mais!
Escolhe uma área para ver os serviços: