Entenda como funciona o PRAD e como torná-lo mais rápido
O PRAD (Plano ou Projeto de Recuperação de Áreas Degradas) pode surgir de uma solicitação do órgão ambiental ou até mesmo do empreendedor. É um estudo realizado sobre uma área que de alguma forma sofreu interferências ao longo do tempo que alteraram as suas condições naturais.
O objetivo central do plano é propor um plano para que essa área retorne às suas condições naturais. Dessa forma, existem fatores que quando analisados em conjunto e de modo multidisciplinar, podem impulsionar a velocidade em que essa área passa a se regenerar.
Como o PRAD se inicia
Uma equipe multidisciplinar é enviada ao campo, a fim de levantar os dados necessários para elaboração de um PRAD que corresponda com a situação da área. A análise do entorno é muito importante visto que é possível identificar as características do maciço florestal, assim como a análise do solo, que indica fatores relacionados com os demais aspectos do meio ambiente e podem ser fundamentais para a elaboração do projeto.
Com esses indicadores, é possível identificar um grau de recuperação da área e medidas que corroborem com a regeneração da área.
Como as análises de Fauna e Flora influenciam o PRAD
Dentro do PRAD, é realizado um levantamento da fauna e flora presente no entorno, dessa forma é possível inserir as espécies na área degradada, que já estão presentes na fauna e flora da região.
Na fauna, é importante identificar os dispersores de sementes. Dessa forma, quanto mais atrativos essa fauna tiver, mais rápido ela tende a se recuperar.
Tempo de regeneração da área através do PRAD
A Ambient realiza o monitoramento nos 3 primeiros anos para dar subsídio a área degradada para que o PRAD ocorra bem e o mais rápido possível. Após 3 anos o intuito é que a área se recupere e se regenere de forma natural.
A Ambient desenvolve PRAD com experiência e reconhecimento no mercado. Entre em contato para saber mais.
Escolhe uma área para ver os serviços: