Como vai funcionar a nova lei de Recuos Hídricos em Joinville
Recentemente, com as novas diretrizes para delimitação de faixas marginais, ficou na responsabilidade do município estabelecer quais seriam as normativas a serem seguidas para quem deseja construir em áreas urbanas consolidadas. Confira como a Lei nº 601 de 12 de abril de 2022 deu em Joinville.
Ajustes para determinação dos recuos hídricos
A antiga legislação tinha uma distância mínima mesmo em áreas já consolidadas e ocupadas anteriormente. Sua finalidade estava relacionada com a preservação do bioma e proteção do solo, mas desconsiderava as peculiaridades ambientais de cada território, além de entrar em conflito com outras regras de Planejamento Urbano.
Com as mudanças, as determinações passam a ter uma análise mais técnica na determinação dos recuos dando uma segurança jurídica às obras, edificações e áreas já consolidadas.
Estudos das Bacias Hidrográficas em Joinville
Com a mudança recente do Código Florestal, a Lei 14.285, de 2021 e a Lei nº 601 de 12 de abril de 2022, os municípios passam a ter autonomia para definir a distância da faixa e a admissão de construção, desde que atrelados a apresentação de Estudos Ambientais realizados por profissionais técnicos e equipes habilitadas.
Como a Ambient atua nesse cenário
A partir das mudanças, será necessário elaborar um Diagnóstico Ambiental da área urbana consolidada. A Ambient atua na concepção e apresentação do diagnóstico socioambiental por microbacias hidrográficas no município de Joinville.
Entre em contato com nossa equipe.
Conheça mais sobre os serviços de Engenharia Ambiental
Escolhe uma área para ver os serviços: