Orçamento de obras: a importância de uma boa administração de gastos
O orçamento de obras impacta a obra positivamente, porque reúne uma série de informações que servirão de acompanhamento em todo o desenrolar da obra. Por esse motivo, a definição de expectativas, riscos e responsabilidades devem estar atribuídas coletivamente para o seu manuseio.
O orçamento também é utilizado para elaboração do cronograma de obras, que determinará a sequencialidade de atividades e possibilitará a entrega no prazo previsto.
O que não pode faltar no orçamento de obras
A previsão de custos com a obra é responsável por guiar as próximas decisões na execução, contudo, se estas previsões não condizerem com o cenário atual, vários problemas podem surgir e a obra pode sair mais cara do que a verba que se têm disponível.
A exatidão de um orçamento depende da abrangência dos aspectos analisados, por isso, é indispensável que este contenha os seguintes itens:
Orçamento BIM
Através do BIM, os materiais que serão utilizados para construir estão diretamente ligados à modelagem 3D. Além disso, essa tecnologia diminui comprovadamente a margem de erro na constatação de insumos, sendo nossa principal ferramenta para evitar gastos excessivos e desperdício de materiais.
Levantamento dos Quantitativos da Obra
Esta fase corresponde à levantar numericamente as quantidades de materiais e mão de obra. Isto é, considerando na quantia as porcentagens de desperdício, aproveitamento, quebras e entre outros, que ocorrem no momento de execução da obra.
O conhecimento sobre a execução de cada nível da obra é imprescindível pois é levado em consideração para realização dos cálculos referentes ao aproveitamento dos materiais por área, mão de obra exigida, entre outros custos envolvidos.
O levantamento dos quantitativos é um estudo extenso que fica disposto no formato de planilha, na qual visa exibir suas informações com bastante clareza, facilitando a gestão pelo profissional indicado.
Curvas ABC
Curvas ABC é um método bastante utilizado no mundo empresarial de modo geral, visando potencializar a produtividade. Na construção civil não é diferente, as curvas ABC consistem em avaliar a importância de cada material de acordo com o tamanho do seu impacto. A curva exibe que 20% dos itens do orçamento equivalem a 80% do custo total de obra.
Portanto, esses 20% são os itens que demandam maior atenção, pois quaisquer deslizes podem extrapolar a verba dedicada. Esta seria a curva A, a mesma lógica equivale para as demais curvas, conforme a imagem abaixo:
Dessa forma, as curvas ABC são ótimos condicionantes de responsabilidades sobre as variantes de custo da obra, pois determinam quais quantitativos necessitam de maior cautela.
Administração Local de Obra
Nesse momento, equipes de gestão, vistoria, segurança e equipamento de escritório são considerados para fazer o levantamento de custos referente a sua participação da obra. A revisão dos percentuais de gastos com a administração do local de obra é importante para a manutenção e vigência do cronograma técnico-financeiro.
Formação do Preço de Venda da Obra
Após a revisão das variáveis presentes no custo de obra, é possível determinar o preço da obra, acompanhado pela análise detalhada do custo de cada fase. Dessa forma, evita-se que surjam gastos adicionais que extrapolem o orçamento previsto.
A Importância do Orçamento Profissional
É indispensável ressaltar que cada empreendimento exige suas particularidades, que podem e devem adaptar o orçamento de forma a criar um modelo personalizado que não deixe de fora nenhuma de suas necessidades.
O orçamento de obras elaborado pela equipe de profissionais da Ambient é realista e funcional. Traduzimos as expectativas do empreendimento em valores tangíveis que tornam a construção possível.
Ficou com alguma dúvida? Envie-nos uma mensagem
Escolhe uma área para ver os serviços: